A minha formação académica é na área das Artes (Música, mais precisamente guitarra clássica, tenho a licenciatura e o mestrado em ensino) e trabalhei durante alguns anos como professor de guitarra, mas desde criança que me interesso pela electrónica e electricidade em geral, tendo começado a experimentar com circuitos, componentes e a soldar já muito novo. Mais tarde juntou-se o bichinho pelo Hi-Fi, sendo que o primeiro contacto foi igualmente em criança: o meu pai tinha uma aparelhagem antiga muito grande da Sennheiser e algum equipamento profissional de estúdio e a mim me ofereceram a dada altura um amplificador Pioneer e um leitor de CDs japonês de uma marca que já não recordo. O amplificador consegui por a trabalhar, pois tinha apenas mau contacto nos selectores de entrada e o leitor de CDs também consegui parcialmente, ele lia os CDs mas apenas com a tampa removida e dando um "empurrão" a cada CD quando fosse para tocar... foi assim que comecei a "reparar" e a conhecer a qualidade do som Hi-Fi.
Tendo ouvido de músico, rapidamente percebi que o som de um amplificador Hi-Fi mesmo de segunda mão já com anos em cima era muito melhor do que aquelas aparelhagens "completas" todas "xpto" com luzes e "grandes" colunas, tudo em plástico, que se vendiam aos pontapés na altura (hoje em dia o melhor equivalente são aquelas boomboxes bluetooth portáteis cheios de LEDs). Daí segui para trocar o leitor de CDs que já estava nas últimas, por um Technics, que arranjei barato e reparei (tinha a lente suja...), o que foi uma melhoria acentuada. Este ainda em combinação com o tal Pioneer. Mais tarde estava a passar por uma fase de interesse pela programação (sim, a informática foi outra das minhas paixões, hoje em dia já não tenho muito tempo para isso) e aventurei-me pela construção de um leitor MP3 caseiro à base de um computador desktop sem monitor, que lhe instalei um display LCD 16x2 alfanumérico e escrevi eu próprio o software em Pascal a correr numa distro Linux ultra leve. Era um Pentium II e tinha um disco com "gigantescos" 4 GB... mas dava para muita música e a qualidade até era boa, ligado ao meu Pioneer... Foi mais ou menos nessa altura que também me aventurei na reparação de telemóveis, ganhando mais experiência em termos de reparação e resolução de problemas. Segue uma imagem do que costumava ter em casa na altura...

Só depois é que comecei a aventurar-me pela construção de amplificadores caseiros, surgindo a paixão com a descoberta dos "Gainclone" (LM3875 ou LM3886, pode ler mais sobre isso no artigo na Wikipedia), sendo que decidi construir um amplificador ultra potente e pesado, pois estava na altura a tocar numa banda e precisávamos de um amplificador PA e decidi combinar o melhor do Hi-Fi com o mundo do audio profissional: saiu de lá uma besta de quase 15 kg com um transformador toroidal muito grande e design dual mono à base de LM3886, dissipadores enormes, com uma fonte de alimentação regulada, capaz de mais de 100 W reais em 4 ohms. Acabou por ser usado apenas uma vez em público pois a banda entretanto se desfez e comecei a estudar na universidade, deixando de ter tempo.


Ainda construí um amplificador para o meu carro, também à base de um chip da National, e um outro amplificador Hi-Fi para casa, mais pequeno e prático, a base de um chip diferente, o TDA7294, que acabei por gostar ainda mais. Esse ficou com um som particularmente bom e ainda o uso hoje em dia como amplificador principal.



Foi também mais ou menos nessa altura que comecei a fazer restaurações de aparelhos Hi-Fi antigos (recapping e limpeza, etc.). Um exemplo de um trabalho meu acabado:

Paralelamente surgiu o interesse e gosto pelo chamado "modding", modificações e melhorias feitas a aparelhos Hi-Fi, nomeadamente leitores CD, e em especial da Philips à base dos famosos TDA1540/41/43. Nessa fase de aprendizagem, ajudou imenso o convívio num forum espectacular (o diyhifi, que era uma espécie de "refúgio" para quem gostasse de DIY na área do Hi-Fi mas não se sentia muito bem no muito popular diyaudio, por razões que não importam agora.) pois estavam lá pessoas super experientes e profissionais da área do Hi-Fi a sério, prontos para ajudar. Devo a eles grande parte do que aprendi. Acabei por modificar um Marantz CD-40 (cujo projecto virá para este site um dia quando tiver tempo), ficando não só com melhor estágio de saída mas também com dois modos: Oversampling e Non-Oversampling (NOS), sendo possível alternar entre os dois por meio de um selector. Ainda hoje é um aparelho que estimo muito e recentemente mudei o estágio de saída, implementando um novo filtro para o modo NOS, pode ler tudo sobre esse projecto aqui.

Também construí um leitor de CDs à base da antiga Playstation 1, que supostamente era muito boa. De facto consegui que soasse bem, mas o módulo laser dessas playstation era muito pouco fiável e acabei por desistir de usá-la no dia-a-dia. Está guardada algures, acho que ainda funciona. Tinha um pequeno ecrã a cores, comando e tudo... e uma bruta fonte de alimentação linear em vez da chaveada original.


Só muito depois comecei a reparar aparelhos de forma mais a sério, a cena foi se desenvolvendo de forma natural, primeiro foram aparelhos em casa que deixassem de funcionar, cenas simples, depois o meu primeiro amplificador, para a minha sogra, por acaso era igual ao Pioneer que tive em tempos, foi difícil, pois tinha um canal com transistores queimados. Essa reparação já está aqui no site. Daí nunca mais parei. Conheci colecionadores de Hi-Fi que me foram confiando aparelhos e comecei a ter pessoas conhecidas a pedir-me para reparar aparelhos que tinham por casa. E como essas reparações se tornavam cada vez mais interessantes e conseguia superar desafios cada vez maiores (um exemplo disso é a reparação do CD73, que já está cá no site), decidi criar um site para juntar e partilhar tudo isso, pois poderia ser útil para alguém.
Espero que desfrutam da informação neste site e que esta possa ajudar nalguma coisa que estejam a ter em mãos para reparar ou que sirva para inspiração para projectos. E se tiverem algum aparelho estimado em casa, mas com problemas, preferencialmente Hi-Fi, claro, não hesitem em contactar-me. Ou então, se tiverem algum leitor CDs com conversor digital-analógico à base de um dos TDA, Philips/Marantz/Grundig, e queiram melhorar ainda mais o som dele, ou ainda um amplificador antigo que precise de condensadores frescos (o chamado "recap"), falem comigo. Não me peçam para reparar televisões, no entanto, é algo que não tenho experiência e são demasiado grandes e frágeis para me aventurar com isso cá em casa... Nem tão pouco grandes electrodomésticos pois não tenho espaço, nem experiência suficiente. Pequenos electrodomésticos podem perguntar, posso aceitar, mas atenção, não mexo em microondas.
Boas leituras. E deixem um comentário se gostarem, ou partilhem! Obrigado!